Foto: Divulgação - Suez Canal Authority |
Em um comunicado oficial divulgado na última semana, o chefe da Autoridade da Zona Econômica do Canal de Suez anunciou a travessia com êxito do MSC GULSUN, o maior navio de containers do mundo, pelo novo Canal de Suez, no Egito. De bandeira panamenha, o navio com capacidade para 23.756 TEUs saiu de Xingang, na China, agora alcançando o Mediterrâneo para seguir viagem até o porto de Algeciras, na Espanha.
O feito acontece justamente às voltas do quarto aniversário do Novo Canal de Suez. Inaugurado em 2015, o novo canal artificial egípcio tem 35 km de extensão e foi aberto ao lado do canal antigo, em paralelo, permitindo que navios trafeguem simultaneamente nos dois sentidos. As obras foram concluídas em cerca de um ano e o investimento foi de cerca de 8,2 bilhões de dólares, segundo matéria no site da ANBA.
Com 400m de cumprimento, 61,4m de largura (pouco menos do que o máximo de 62,1m permitido pelo Canal) e 16m de calado, o MSC GULSUN faz parte de uma série de onze navios irmãos encomendados pela MSC, contruídos desde 2017 nos estaleiros da Samsung e da Daewoo na Coreia do Sul. A embarcação faz parte da classe Megamax 24, com capacidade para empilhar 24 fileiras de containers.
O MSC GULSUN opera no serviço AE 10/SILK, conectando o sudeste asiático ao norte da Europa, joint da MSC e Maersk.
Fontes: Suez Canal Authority, ANBA, Port Technology
Nenhum comentário:
Postar um comentário