Foto: Divulgação - NYK |
A japonesa NYK (Nippon Yusen Kaisha) se tornou o primeiro armador japonês a realizar uma viagem neutra em emissões de carbono. Em um comunicado divulgado na última semana, a empresa divulgou ter compensado o equivalente a cinco mil toneladas de dióxido de carbono - CO2.
Essa é a mesma quantidade emitida pelo ARIES LEADER (um Ro-Ro que é o principal navio da NYK no que diz respeito à sustentabilidade) durante uma viagem do Japão ao Oriente Médio. Segundo o comunicado, o navio é equipado com o que há de mais recente em tecnologia para economia de energia, reduzindo em até 30% a quantidade de CO2 emitida por carro transportado em comparação a outros Ro-Ro's.
Das emissões restantes de CO2 que não foram possíveis de eliminar do ARIES LEADER, a NYK informa que comprou o equivalente em créditos de carbono referentes ao projeto de uma usina de energia eólica no oeste da Índia.
Esse feito marca um passo importante da empresa japonesa em direção ao NYK SUPER ECO SHIP 2050, um navio-conceito em desenvolvimento que será totalmente neutro, sem emissões de gases estufas à atmosfera. Saiba mais na página do projeto (em inglês).
Disclaimer: Apesar de ser especializado em notícias sobre o transporte marítimo de containers, este blog tem a sustentabilidade e a preservação ambiental como um de seus principais focos editoriais. Por isso, feitos importantes de outros setores do transporte marítimo também serão divulgados por aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário