Imagem: Reprodução LBCT |
Não é porque a situação dos portos na Califórnia está caótica que não é possível lançar novidades (rs). Na última sexta-feira, o porto de Long Beach anunciou a conclusão da obra de revitalização do Long Beach Container Terminal, estimada em quase 1,5 bilhão de dólares.
O empreendimento está sendo apresentado como o primeiro mega-terminal de containers completamente elétrico e neutro em emissão de carbono, além de ser uma das instalações com as mais avançadas tecnologias do mundo. Em julho, foram concluídas as obras da terceira fase de um grande projeto que começou em 2011.
"Sendo o primeiro terminal do mundo totalmente elétrico e com emissão-zero, o terminal de containers de Long Beach agora está colocando um novo padrão na indústria, para que os transportes sejam feitos de forma sustentável, ao mesmo tempo em que mantemos o porto competitivo e seguramos empregos vitais", afirmou Mario Cordero, diretor-executivo do porto, em uma coletiva de imprensa.
Long Beach é o segundo porto mais movimentado dos Estados Unidos e fica no mesmo complexo portuário que o porto de Los Angeles, que é o mais movimentado do país (e que ultimamente tem exportado mais containers vazios do que qualquer coisa, mas isso é assunto para outro post).
Conforme o anúncio, as inovações implementadas farão com que o novo terminal tenha capacidade para movimentação de 3,3 milhões de TEUs anualmente, sendo assim "capaz de movimentar o dobro de carga com menos da metade da poluição emitida anteriormente".
Todos os navios que atracarem em Long Beach receberão energia elétrica externa para manter suas atividades quando estiverem em operação de carga e descarga - assim podendo desligar os motores movidos a diesel enquanto estiverem atracados.
Em maio, Long Beach já tinha anunciado um programa bem generoso de incentivo para navios que funcionem de forma sustentável. Saiba mais no site Offshore Energy (em inglês).
Fontes: Offshore Energy, Ship Technology, Port Technology, Port Calls
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