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Foto: Divulgação
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Em um comunicado enviado à imprensa nesta quinta-feira (19), a Maersk informou ter fechado o contrato para o fornecimento de combustível do primeiro navio de containers do mundo a operar de forma neutra em carbono.
O navio em si será um feeder com 172 metros de comprimento e capacidade para 2100 TEUs. Ele já havia sido anunciado pela gigante dinamarquesa em fevereiro e deve começar a operar em meados de 2023.
O anúncio de hoje foi para formalizar o contrato de fabricação do e-methanol, o combustível neutro em carbono. Uma fábrica será construída na Dinamarca para produzir as dez mil toneladas que o navio irá consumir anualmente.
A produção do combustível caberá à REintegrate, uma subsidiária da European Energy, uma empresa (também dinamarquesa) especializada em energia renovável. A fábrica irá utilizar energia renovável e gás carbônico biogênico para gerar o e-methanol, conforme infográfico abaixo.
"Esse tipo de parceria pode ser a base para a produção em escala de combustíveis neutros, e nos dará experiências valiosas para progredir nessa jornada de descarbonização da cadeia de suprimentos dos nossos clientes", disse Henriette Hallberg Thygesen, CEO de Fleet & Strategic Brands da Maersk.
"Esse é um dos primeiros passos para que transportes pesados possam utilizar 100% de energia renovável. Essa parceria é um marco na jornada rumo a uma transição verde na indústria de transportes", afirmou Knud Erik Andersen, CEO da European Energy. A produção deve começar em 2023.
A Maersk tem, como objetivos, deixar toda a sua frota de navios neutra em carbono até 2030, para então poder alcançar a meta ambiciosa de se tornar carbono zero até 2050.
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Imagem: Reprodução. Clique para ampliar
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