Imagem: Reprodução MarineTraffic - print às 11h20 de 12/08/2021 |
Os fretes estão absurdos? Tá impossível conseguir booking? Não existem mais vazios nesse mundo? Bom, aperte o cinto porque temos mais um ingrediente no louco efeito dominó que tem sido a logística internacional nos últimos meses.
Autoridades chinesas fecharam e isolaram o Ningbo Meidong Container Terminal (também conhecido Meishan) depois que um dos trabalhadores testou positivo para Covid-19. Até o momento, não há previsão de reabertura.
O porto de Ningbo é o terceiro maior porto do mundo em movimentação de containers, com cerca de 30 milhões de TEUs por ano. O terminal de Meishan (o que foi fechado), responde por cerca de 20% desse número, de acordo com o site Splash247.
A Cosco e a CMA CGM já informaram que alguns navios irão omitir a parada em Ningbo. A Hapag-Lloyd avisou aos clientes que mais atrasos são esperados. A MSC também. Com isso, podemos esperar mais caos no transporte internacional.
"Esse terminal é o mais usado para a rota da América Latina e agora os armadores ainda terão que se organizar para atracar em outros terminais em Ningbo SE liberar janela, mas já esperamos o pior", escreveu a especialista Jaqueline Volpe em sua página no Linkedin. Confira a análise completa dela aqui.
Dada a severidade com que as autoridades chinesas estão aplicando as restrições contra a Covid-19, no caso de novos casos confirmados, é possível que haja um impacto ainda maior na cadeia logística do que o causado pelo fechamento de Yantian no fim de maio, analisa o site Freight Waves.
Respire fundo!
Fontes: Splash247, Freight Waves, Jaqueline Volpe, Yahoo!, Bloomberg
Nenhum comentário:
Postar um comentário